DSCN6107

N-Cooltura inicia segundo ciclo de Jornadas Culturais

Assinalou-se, no dia 10 de Fevereiro, o início do segundo ciclo das Jornadas Culturais N-Cooltura, projeto criado em 2014 e promovido, em conjunto, pelas juntas de freguesia de Barroselas e Carvoeiro, Vila de Punhe e Mujães, com o apoio e a dinamização do Núcleo Promotor do Auto da Floripes 5 de Agosto.

A abertura das novas jornadas decorreu no Salão Nobre da Junta de Freguesia de Vila de Punhe, com a realização do colóquio “Cultura Popular: Da crença à Doença”.
A sessão contou com a presença de umas das maiores referências nacionais e internacionais da Medicina Legal, o Professor Doutor José Pinto da Costa, assim como do Professor Doutor Álvaro Campelo e do Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, o Eng.º José Maria Costa.

Recorde-se que o N-Cooltura é uma iniciativa de âmbito cultural, destinada a incentivar a preservação do património imaterial local, reforçando a coesão e cooperação entre as três comunidades impulsionadoras.

Para esta edição do projeto, que decorre entre 2018 e 2021, foi escolhido o tema “De médico e de louco todos temos um pouco”. O objetivo é refletir em torno das relações entre a cultura popular, a fé e o conhecimento médico-científico.

DSCN6113

DSCN6103

DSCN6119

DSCN6092

Foos: cortesia Notícias de Barroselas