BARROSELAS: INAUGURAÇÃO ESPAÇO CIDADÃO

Foi, ontem, inaugurado o novo Espaço Cidadão, que irá funcionar na sede da União de Freguesias de Barroselas e Carvoeiro, em Barroselas. A cerimónia integrou a comemoração de elevação de Barroselas, a vila e contou com a presença da responsável da Agência de Modernização Administrativa (AMA).

O novo espaço resulta de um protocolo entre a AMA e a autarquia, sendo o primeiro do concelho de Viana do Castelo.

De acordo com o presidente da UF de Barroselas e Carvoeiro, Rui Sousa, este “é um prémio para a comunidade” nos 33 anos da elevação de Barroselas a vila.

Já o Presidente da Câmara Municipal de Viana, José Maria Costa, congratulou o executivo da junta pela vontade e resiliência no decorrer do processo que permitiu a concretização do projeto, assinalando ainda a importância estrutural das freguesias de Barroselas e Carvoeiro no âmbito do Vale do Neiva e no contexto socioeconómico do concelho.

Fátima Madureira, Presidente do Conselho Diretivo da AMA, enalteceu também as sinergias criadas entre todas as entidades envolvidas, esperando que este seja o primeiro de vários espaços do género em Viana do Castelo.

O Espaço Cidadão da União de Freguesias de Barroselas e Carvoeiro vai funcionar como um balcão único, proporcionado o acesso a múltiplas valências e serviços públicos digitais por meio de atendimento técnico assistido.

Além de proporcionar um maior conforto e comodidade aos utentes, permitindo tratar de vários assuntos num mesmo espaço, o objetivo é aproximar o Estado das pessoas, potenciando a inclusão, mas também a redução de custos e a eficiência através da partilha de recursos, plataformas e infraestruturas.

Para tal, a sede da UF de Barroselas e Carvoeiro foi totalmente remodelada e equipada, fruto de um investimento de 100 mil euros. Já a junta de freguesia é responsável por disponibilizar os recursos humanos necessários à gestão e funcionamento do espaço, bem como pelos encargos, articulando-se para o efeito com a AMA, I.P.

–Fotos: @cortesia Noticias de Barroselas