Câmara Muncipal reforça com 100 mil euros o apoio à requalificação da Escola Secundária de Barroselas

A requalificação da EB 2.3/ S de Barroselas é “um momento histórico para a escola, para a comunidade escolar e para o Vale do Neiva”, considerou, ontem, o Presidente da UF de Barroselas e Carvoeiro, Rui Sousa, durante a visita do Ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues.

No encontro, que contou também com a presença do Presidente da Câmara, o Eng.º José Mara Costa, foi assinado um novo protocolo de cooperação técnico-financeira entre o Município de Viana e o Agrupamento de Escolas de Barroselas, a fim de complementar aspectos relacionados com a empreitada. De acordo com o documento, a autarquia vianense vai reforçar em 100 mil euros o apoio à modernização do parque escolar, cuja obra deverá ficar concluída ainda em 2019.

Como contrapartida, o Agrupamento de Escolas de Barroselas facultará à Câmara Municipal a utilização do pavilhão desportivo da EB 2.3 e Secundária, no âmbito da aprendizagem, formação e competição, no período compreendido entre as 18h00 e as 20h30, de segunda a sexta-feira, e aos fins-de-semana até 5 horas por dia, para jogos dos quadros competitivos oficiais, de clubes e associações, da área de influência do agrupamento escolar.

O projeto para requalificação e modernização da Escola Básica 2.3 e Secundária de Barroselas representa um investimento superior a 1,9 milhões de euros, sendo cofinanciado pelo programa Norte 2020, através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) em cerca cerca de 800 mil euros. A Câmara Municipal de Viana do Castelo suporta o restante custo da obra.

A empreitada arrancou em Setembro de 2018, após um impasse de alguns anos, e dá resposta às várias diligências realizadas, em conjunto pelo Executivo Municipal e pela UF de Barroselas e Carvoeiro, junto do ministério da Educação.

Fotos: Cortesia Notícias de Barroselas