CENSOS 2021 – BARROSELAS E CARVOEIRO

Os dados preliminares dos Censos 2021 revelam que, nos últimos 10 anos, Barroselas e Carvoeiro perderam 329 habitantes (-6,5%), passando de 5031 residentes para 4702. Este decréscimo acompanha a tendência de perda demográfica verificada em todo o país.

Desde 2011, Portugal perdeu 250.066 pessoas, resultante do saldo entre nascimentos e óbitos. No entanto, há também boas notícias. O número de agregados familiares em Barroselas e Carvoeiro aumentou, sendo as únicas freguesias vianenses no vale do Neiva com evolução favorável neste indicador (+3%).

aralelamente o número de alojamentos destinados à habitação também cresceu em 4,2%, a maior subida no conjunto de freguesias vizinhas (Mujães, Vila de Punhe e Alvarães). Estes números permitem-nos concluir que Barroselas e Carvoeiro continuam a ser um local de fixação de residência e famílias, não obstante a atenção e preocupação com que encaramos a evolução demográfica do país.

Dos 4702 residentes atuais em Barroselas e Carvoeiro, 2235 são homens e 2467 mulheres.

Em Portugal, ao nível de regiões, apenas Lisboa e Algarve aumentaram o número de pessoas. No Minho, Braga, Vizela e Esposende foram os únicos concelhos a crescer. Já no distrito de Viana, todos os concelhos perderam população, com Viana do Castelo a perder 3,2%.

Estes dados podem ser consultados no portal do INE: www.ine.pt, na pesquisa por freguesias.