Inaugurada nova sede da Junta da União de Freguesias de Barroselas e Carvoeiro

No âmbito das comemorações do 37º aniversário da elevação de Barroselas a Vila, assinalado a 18 de dezembro, foi ontem inaugurada a nova sede da Junta da União de Freguesias de Barroselas e Carvoeiro, num investimento de cerca de 370 mil euros.

O edifício, instalado na antiga Casa do Povo de Barroselas, acolhe também as instalações da Segurança Social e foi totalmente reabilitado para dar resposta à população das duas freguesias. De acordo com Rui Sousa, Presidente da União de Freguesias de Barroselas e Carvoeiro, “trata-se de uma obra importante que encerra um ciclo de grandes investimentos na região”, lembrando a execução da nova Via do Vale do Neiva que irá agora avançar.

Já Luís Nobre, autarca vianense, destacou “a importância de um espaço que vai manter o Estado próximo das populações”, aproveitando para anunciar que, em 2025, iniciará a segunda fase da empreitada, com a construção, no terreno anexo, de um auditório com fins culturais, obra que será assegurada pelo Município. “Trata-se de um projeto ambicioso que irá concretizar um sonho de todos, neste que é um território com identidade e memória”, revelou.

O Presidente da Câmara Municipal lembrou ainda alguns dos projetos e investimentos feitos nos últimos anos na União de Freguesias de Barroselas e Carvoeiro, nomeadamente na regeneração do espaço público, melhoria nas acessibilidades e modernização das estruturas de atendimento à população, como a abertura do Espaço Cidadão, o primeiro do concelho de Viana do Castelo.

Sobre a Via do Vale do Neiva, Luís Nobre assinalou que vai permitir “acabar com algumas fragilidades do Vale do Neiva e conectar a região aos níveis do século XXI”.

Na cerimónia marcaram ainda presença vários responsáveis e entidades locais, elementos do movimento associativo e dezenas de membros da comunidade local.

Fotos: © Rádio Geice FM