NOVA LIGAÇÃO VALE DO NEIVA – A28

O Presidente da Câmara de Viana do Castelo apresentou, no passado dia 10 de Dezembro, na sede da Junta de Freguesia da UF de Barroselas e Carvoeiro, o estudo prévio para uma nova ligação entre o Vale do Neiva e a autoestrada A28.

Trata-se de uma empreitada cujo investimento deverá ultrapassar os 6,3 milhões de euros e que o Município pretende candidatar ao quadro de apoio da União Europeia “Portugal 2030”.

De acordo com o autarca de Viana, este é um projecto “bem sustentado”, que “vai servir cerca 30% da população de Viana do Castelo e cerca de 30% da atividade económica do concelho”.

O acesso proposto pretende estabelecer uma nova ligação entre a A28 / Zona Industrial do Neiva e a área empresarial do Vale do Neiva, envolvendo as freguesias de Barroselas e Carvoeiro, Mujães, Vila de Punhe e Alvarães. O objetivo é aumentar a acessibilidade de pessoas e bens às empresas que estão situadas neste território, mas também a sua segurança.

Para as freguesias de Barroselas e Carvoeiro, Mujães e Vila de Punhe, além de uma ligação mais rápida à autoestrada A28, será possível melhorar a mobilidade interna intrafreguesias, ligando estradas nacionais a vias municipais através de um novo corredor rodoviário. Já em Alvarães, a nova via rodoviária vai eliminar pontos negros, suprimindo o problema relativo à circulação condicionada de veículos pesados no interior da freguesia.

Durante a conferência de imprensa, em que participaram os responsáveis pelas quatro freguesias que formam o Vale do Neiva, o Presidente da UF de Barroselas e Carvoeiro, Rui Sousa, também exprimiu a convicção de que esta nova ligação é “um passo fundamental para a capacitação de um território com muitas potencialidades”.

Em conformidade com o estudo apresentado, a nova via terá duas faixas de rodagem, extensão de 5,2 quilómetros e largura de sete metros.

Fotos: cortesia Noticias de Barroselas

 

DSCN2713

 Scan1

???????????????????????????????

DSCN2710

DSCN2710