Perto de 5.000 utentes atendidos no Espaço Cidadão de Barroselas desde que abriu
Em apenas dois anos de funcionamento, o Espaço Cidadão de Barroselas já atendeu perto de 5 mil utentes.
Inaugurado em dezembro de 2020, logo no primeiro mês foram feitos 47 atendimentos. Em 2021, no primeiro ano completo de funcionamento e em plena pandemia, 2.545 pessoas procuraram este serviço e, em 2022, registaram-se 2.166 atendimentos, perfazendo um total de 4.758 utentes atendidos no período em questão.
“São números que ilustram a importância desta valência no serviço à população”, destaca o Presidente da Junta da UF de Barroselas e Carvoeiro, Rui Sousa. “O balanço é muito positivo e, apesar de já não estarmos em pandemia nem haver limitações à circulação e acesso a outros serviços, a procura manteve-se alta”, defende.
O espaço, fruto de um investimento de cem mil euros, nasceu de um protocolo entre a Agência para a Modernização Administrativa e a autarquia e justificou-se pelo facto de o território do Vale do Neiva concorrer de forma estrutural para o desenvolvimento económico e social do concelho de Viana do Castelo.
Os Espaços Cidadão permitem aproximar os serviços públicos dos cidadãos, racionalizar os custos da Administração Pública com instalações e equipamentos e assegurar o atendimento digital assistido prestado por mediadores de atendimento digital com formação adequada, como complemento indispensável da prestação digital de serviços públicos, garantindo o seu caráter inclusivo.
Funcionam como um balcão único que disponibiliza variados serviços de diversas entidades, onde estes cidadãos beneficiam de um atendimento digital assistido que lhe permite conhecer as várias opções disponibilizadas pelos serviços online, reunindo no mesmo espaço várias entidades públicas e privadas, com ganhos de tempo e custos de deslocação.
Estes espaços também permitem partilhar recursos, infraestruturas e plataformas, potenciando a eficiência e redução de custos do Estado, servindo melhor o cidadão, de forma mais rápida e próxima, e promovendo a literacia digital por via do apoio assistido na prestação dos serviços públicos digitais.