UF Barroselas e Carvoeiro exige fim das descargas de ETAR no Rio Neiva

A União de Freguesias de Barroselas e Carvoeiro fez chegar à Assembleia Municipal de Viana do Castelo um pedido de apoio para a resolução das descargas “frequentes” da ETAR de Barroselas num afluente do rio Neiva.

“Uma vez que as reclamações apresentadas até agora não tiveram resultado, fizemos chegar ao órgão máximo do concelho, que é a assembleia municipal, um pedido de ajuda para a resolução, de uma vez por todas, desta situação”, informou o presidente Rui Sousa, no passado dia 04 de março.

Recorde-se que as descargas em questão são provenientes da ETAR de Barroselas, situada no lugar de Alvas e gerida pela Águas do Norte, estando, conforme várias situações já reportadas, a acontecer no Ribeiro dos Regos, que desagua no Rio de Teixe, afluente do Rio Neiva.

“Várias pessoas que vivem próximo deste afluente do Rio Neiva podem testemunhar que as descargas acontecem sistematicamente”, sublinha Rui Sousa, recordando que tanto a Junta de Freguesia como outros cidadãos, a título individual, já contactaram anteriormente a Águas do Norte, sem que a situação tenha sido definitivamente solucionada.

Contactada pela agência Lusa a propósito deste tema, a empresa Águas do Norte respondeu que, “nos últimos seis meses, a ETAR de Barroselas registou apenas três anomalias no seu funcionamento, pontuais e imprevistas”.

Segundo a empresa, aquelas descargas “foram provocadas por excesso do caudal afluente àquela infraestrutura de tratamento de águas residuais”.