“Viana abraça” vai distribuir kits de compostagem em Barroselas e Carvoeiro
O projeto “Viana abraça” da Câmara Municipal de Viana do Castelo, em parceria com os Serviços Municipalizados de Saneamento Básico (SMSBVC), promove, a partir de hoje, uma campanha de sensibilização porta-a-porta, em Barroselas e Carvoeiro. O objetivo é incentivar a separação e valorização de resíduos orgânicos resultantes da produção de lixo.
No âmbito desta ação, será realizada a distribuição de kits de compostagem para uso doméstico.
Com esta iniciativa, a autarquia vianense tenciona evitar a deposição dos resíduos orgânicos em aterro, potenciando o papel deste recurso desaproveitado na Economia Circular.
A compostagem doméstica é um processo que não requer conhecimentos técnicos: é simples, económico e ecologicamente sustentável, uma vez que implica a redução dos resíduos domésticos a enviar para o aterro sanitário, através da transformação da matéria orgânica em fertilizante.
O processo consiste, genericamente, na decomposição desta matéria através da acção de microrganismos e oxigénio, originando uma substância designada composto.
O “Viana abraça” conta com um investimento global superior a 5 milhões de euros e é cofinanciado em 85% da despesa elegível pelo PO SEUR do Portugal 2020, através do Fundo de Coesão da União Europeia.
Os equipamentos de compostagem, a distribuir pela população local, são construídos com a intervenção de utentes da APPACDM de Viana do Castelo. Já a poupança gerada com o desvio dos resíduos orgânicosserá convertida, pela Câmara Municipal, em apoios destinados a instituições de solidariedade social do município.