35º ANIVERSÁRIO DA ELEVAÇÃO DE BARROSELAS A VILA
Na manhã deste domingo, 18 de dezembro, decorreu, no Salão Nobre do edifício da Junta de Freguesia, a cerimónia comemorativa do 35º Aniversário da Elevação de Barroselas a Vila.
Marcaram presença no evento o Presidente da UF de Barroselas e Carvoeiro, Rui Sousa, e demais Executivo, assim como o Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre. Estiveram ainda presentes o Presidente da Assembleia de Freguesia, Maurício Queiroz, os restantes membros da Assembleia , representantes das associações locais, a Diretora do Agrupamento de Escolas de Barroselas, Drª Conceição Cancela, os autarcas convidados e muito público.
Como habitual nesta data, foram homenageados pela Junta de Freguesia cidadãos e instituições que muito se têm destacado nas mais variadas vertentes pelos seus méritos. Foram eles:
𝘼𝙧𝙦𝙪𝙞𝙩𝙚𝙩𝙤 𝙇𝙪𝙞́𝙨 𝘼𝙫𝙚𝙡𝙞𝙣𝙤 𝙙𝙖 𝙎𝙞𝙡𝙫𝙖 𝘾𝙤𝙪𝙩𝙞𝙣𝙝𝙤 𝙍𝙖𝙢𝙤𝙨 (𝙖 𝙩𝙞́𝙩𝙪𝙡𝙤 𝙥𝙤́𝙨𝙩𝙪𝙢𝙤)
Pelo seu trabalho e dedicação, deixou a nível nacional várias infraestruturas, incluindo em Barroselas. Relembramos a sua colaboração no monumento aos Combatentes do Ultramar e a Capela Mortuária de Carvoeiro, bem como a Casa do Povo (ainda em construção).
𝙀𝙡𝙞𝙨𝙖𝙗𝙚𝙩𝙚 𝙙𝙖 𝘾𝙪𝙣𝙝𝙖
Trabalhou com o telescópio ALMA e está entre o restrito número de pessoas que acederam ao revolucionário James Webb. E também criou um programa informático para analisar as galáxias. A paixão pela Astronomia levou-a da Vila de Barroselas, Viana do Castelo, à Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, onde se licenciou. Seguiu-se um doutoramento em Astrofísica pela Universidade de Paris VI – cidade onde nasceu. Rumou depois a Creta, na Grécia, e dali partiu para a Alemanha. Na Austrália, onde chegou em 2014, fixou-se em Melbourne, Camberra e desde 2019 que está em Perth. É lá que Elisabete da Cunha trabalha como investigadora sénior no Centro Internacional de Pesquisa em Radioastronomia da Universidade da Austrália Ocidental. Foi uma das primeiras astrónomas portuguesas a aceder ao ALMA (Atacama Large Millimeter/submillimeter Array) e reconhece ser uma “privilegiada” ao lidar com os maiores telescópios do mundo.
𝙊́𝙨𝙘𝙖𝙧 𝘾𝙤𝙨𝙩𝙖
Desempenha há mais de 50 anos um papel fundamental ao serviço do Agrupamento 85 Escuteiros de Barroselas. Hoje, Chefe do Agrupamento, é um dirigente responsável pelos Escuteiros e suas atividades, com relevante atividade na fanfarra e é, sem dúvida, um formador de jovens na nossa região. Possuidor de variadas agraciações, com relevância para a Cruz de S. Jorge Ouro, atribuída pelos relevantes serviços prestados ao Corpo Nacional de Escutas, nomeadamente na região de Viana do Castelo.
𝘼𝙡𝙗𝙚𝙧𝙩𝙤 𝙍𝙤𝙙𝙧𝙞𝙜𝙪𝙚𝙨 𝙋𝙞𝙢𝙚𝙣𝙩𝙖 𝙂𝙤𝙣𝙘̧𝙖𝙡𝙫𝙚𝙨
Colabora há mais de 40 anos com o associativismo local: Foi diretor desportivo cerca de 14 anos no Deocriste Sport Clube, fez parte da direção do Centro Social e Cultural de Barroselas por altura da construção do Edificio atual e, desde 1996, tem uma dedicação e trabalho ímpares na Associação Desportiva de Barroselas, que ao longo destes 26 anos muito tem contribuído para a formação de jovens da nossa região.
𝙀𝙢𝙥𝙧𝙚𝙨𝙖 𝘽𝙤𝙖𝙫𝙚𝙣𝙩𝙪𝙧𝙖 & 𝘽𝙤𝙖𝙫𝙚𝙣𝙩𝙪𝙧𝙖
Ao longo de 40 anos de existência, a Boaventura & Boaventura tem contribúido para melhorar as condições de vida dos habitantes da região, pela criação de emprego e pelo desenvolvimento económico gerados. Em 2021, foi distinguida pela Câmara Municipal de Viana do Castelo com o título de Instituição de Mérito.
Os galardões foram entregues pelos autarcas local e municipal.
A cerimónia foi ainda abrilhantada com um momento musical protagonizado por músicos da Escola de Música de Viana.
Desde já agradecemos a todos os presentes e em especial à Carla Ivone e à Bruna Brito por se disponibilizaram a fazer a apresentação da cerimónia.
—
Foto: Cortesia @Jornal Notícias de Barroselas
Galeria completa no facebook.